O núcleo controla a atividade celular através da síntese protéica. No núcleo existe o DNA que representa o código genético, ou seja, a seqüência de nucleotídeos no DNA contém toda a informação que a célula precisa para realizar suas atividades. A formação de RNA é chamada transcrição do código genético, pois é ele que passando para o citoplasma leva a mensagem genética do núcleo para o citoplasma.
Tipos de RNA
RNA mensageiro: É o que existe em menos quantidade na célula; é o responsável pela transmissão da informação genética do núcleo para o citoplasma.
RNA ribossômico: É o que existe em maior quantidade na célula; é produzido no nucléolo a partir de regiões especificas dos cromossomos chamadas região organizadora do nucléolo. Atua na síntese protéica por participar da composição dos ribossomos, porem sua função na mesma não está muito bem definida.
RNA transportador: Suas moléculas são pequenas e são produzidas a partir de regiões especificas de alguns cromossomos; possui fita única como qualquer molécula de RNA, porem apresenta-se enovelada dando a impressão de fita dupla. Todas as moléculas de RNAt possuem em uma das suas extremidades a seqüência de nucleotídeos CCA
O processo de síntese protéica: O RNA mensageiro passa para o citoplasma onde irá ligar-se à subunidade de um ribossomo; o ribossomo cobre dois códonse cada códon liga-se o anticódon especifico de um RNA transportador e o aminoácido que está lidado à extremidade CCA do RNAt se liga ao outro aminoácido do RNAt, ocorre uma ligação entre os dois aminoácidos dos RNAts na subunidade maior do ribossomo, então o ribossomo ou RNAm se deslocam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário